Conselho de Pastores

Conselho de Pastores

Páginas

Pesquisar este blog

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

LICENÇA DO CARNAVAL.........INFELIZMENTE

Pela internet, recebi, de pessoa que não conheço, a seguinte solicitação: "Gostaria que me indicasse uma fonte que possa me esclarecer sobre significado (dito pernicioso pelos cristãos) a respeito do carnaval e sua história".
Resolvi encarar eu mesmo o assunto, já que considero pernicioso o carnaval, que, de tão arraigado, impede que o ano comece antes do seu fim na quarta-feira.
Para começar, preciso devolver a pergunta: o que é o carnaval? Um feriado? Um período em que as pessoas dançam livremente nas ruas? Um tempo reservado para o espetáculo das escolas de samba? Um período em que o corpo é liberado de qualquer amarra na busca do prazer?
Em minha resposta, tomarei a Bíblia, mas não citarei nenhum texto específico.

1. Se o carnaval for um feriadão, nada tem em si de pernicioso. Pernas para o ar, que ninguém é de ferro. Um período para o descanso é sempre bem-vindo. Ao mesmo tempo, precisamos considerar o preço pago pelo país por este tipo de calendário que põe para fevereiro o ano que deveria começar um mês antes.

2. Se o carnaval for um tempo propício para a arte por meio dos desfiles das escolas de samba, não há como escapar à pergunta sobre quem está por trás do espetáculo.
O carnaval pode ser visto, portanto, como um espetáculo, nas pistas ou nas telas da televisão. Sem dúvida, é um espetáculo bonito, mesmo que repetitivo.
E o que se vê, pelo menos nos sambódromos do Rio de Janeiro e de São Paulo segundo as luzes da televisão?
Vêem-se cor, movimento e harmonia. A televisão mostra também corpos seminus ou, mesmo, nus, indicando que a liberdade de usar e exibir o corpo está ali presente também numa forma de licença.
Não se vê quem patrocina a festa toda, bastante cara pelo seu gigantismo desde o seu preparo. Parte do dinheiro vem do poder público (municipal ou estadual), em sua estratégia de apoiar as manifestações culturais ou de dar circo ao povo, dependendo do ângulo de visão; parte vem dos ingressos (que voluntariamente as pessoas pagam, mesmo que caros) e parte vem de outro tipo de fonte, associada a práticas postas fora da lei por perniciosas.
Não se pode ver o espetáculo dos dias de carnaval sem o sistema que o precede. Os ensaios são espaços de deificação do corpo, como nos festejos de rua. São também tempos de licença para práticas não propriamente culturalmente ricas.
3. Se o carnaval for um período em que o corpo está liberado para o frenesi, com relacionamentos fugazes que acabam na quarta-feira, deve ser pensado em suas conseqüências, incluindo-se aí as danças ao ar-livre (como em algumas capitais do nordeste) que duram dias e noites sem parar.
Aprendemos na Bíblia que somos o nosso corpo. Não temos um corpo. Nós somos o que o nosso corpo faz. A teologia bíblica do prazer, portanto, inclui a dimensão de que devemos prestar contas do que somos. Entendemos que somos criações de Deus. Nosso prazer deve ser desenvolvido em meio à verdade. O prazer que lança mão da mentira para se realizar não agrada a Deus, e um cristão vive primeiro para agradar a Deus desfrutando o que vida tem de bom e santo.
Não agrada a Deus quem se diverte sem pensar nas circunstâncias. Não agrada a Deus quem se diverte pelas mãos do álcool ou da droga. Não agrada a Deus quem vive como se o mundo fosse acabar amanhã. Não agrada a Deus quem busca o sexo fácil, mesmo que consentido, com muito prazer e nenhum amor.
(Uma vez me vi numa cidade toda carnavalizada. Minha pergunta, enquanto me desviava de pessoas incômodas, foi: "existiria carnaval sem álcool?" Todas as pessoas tinham copos de bebidas alcoólicas na mão. Que festa é esta?)
Em nenhum momento na Bíblia, pela qual procuramos pautar (falhando e acertando, acertando e falhando) nossas vidas, temos licença para pecar. Não há intervalos para o nosso compromisso de procurar sempre fazer o que é justo e correto.

***
Uma outra resposta, em direção distinta, da recusa cristã ao carnaval tem a ver como a nossa estratégia da diferenciação. O que entusiasma a tantas pessoas não entusiasma necessariamente os cristãos, que são (ou deveriam ser) críticos da sociedade.
A atitude dos cristãos com relação a práticas social e juridicamente legitimadas (como o uso do cigarro e do álcool) nasce do seu desejo de se diferenciar e de sua convicção de que são práticas nocivas ao corpo, tanto do indivíduo quanto da comunidade. Todo o prazer tem o seu preço. Há prazeres cujo preço é alto demais. O do carnaval é um deles. Por isso, precisamos ficar de fora.

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Atentos e Sinceros

"Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos que estão no céu, nem o Filho, senão o Pai. Olhai, vigiai e orai; porque não sabeis quando chegará o tempo" (Marcos 13. 32 e 33).

Nosso Senhor recomendou que não apenas esperássemos Seu retorno, mas, que estivéssemos atentos, vigiando sinceramente. A diferença entre simplesmente esperar e esperar atentamente é ilustrada a seguir:
Um barco pesqueiro voltava para casa após muitos dias no mar. Quando se aproximava da orla, os marinheiros olhavam avidamente para a doca onde um grupo de pessoas estavam reunidos esperando seus amados. O capitão pegou seu binóculo e conseguiu identificar alguns que ali estavam. Um dos homens ficou preocupado porque sua esposa não estava lá. Assim que deixou o barco, com o coração apertado, subiu apressado à colina em direção à sua casa. Quando ele abriu a porta, ela correu ao seu encontro dizendo: "eu tenho esperado por você!" Ele respondeu:"Sim, mas, as esposas dos outros homens estavam vigiando, atentas, lá no cais."


De que forma estamos aguardando a volta de nosso Senhor Jesus Cristo?
Temos estado vigilantes, com um coração sincero e cheio de expectativa?
Temos nos enchido de amor, pureza e fidelidade? Ou tão somente o aguardamos,
envolvendo-nos, enquanto isso, em tudo que nos parece agradável neste mundo?


Muitas vezes dizemos que cremos no Senhor e sabemos que um dia Ele voltará para buscar aqueles que são Seus, mas, o nosso testemunho em nada prova tais palavras. Andamos como os que não O aguardam, falamos como os que O ignoram, vivemos como os que n’Ele não acreditam.

Os que um dia experimentaram, verdadeiramente, um encontro com o Senhor, têm prazer em seguir a Sua palavra, se agradam em fazer a Sua vontade, esperam ardentemente a Sua volta. Se uma experiência pessoal com Jesus nos encheu o coração de júbilo, muito maior será a nossa alegria quando Ele nos vier buscar para estar com Ele para sempre.


Você está esperando com sinceridade e atenção?

5º Retiro Espiritual 2011 - Igrejas da Casa da Benção

RETIRO ESPIRITUAL 2011

DIAS 05 A 08 DE MARÇO DE 2011.


TEMA: JOVENS COMPROMETIDOS COM A PALAVRA DE DEUS.


LOCAL: MAR DE ESPANHA-MG
COLEGIO ESTADUAL 1º GRAU

INSCRIÇÃO: 40,00
COM DIREITO A CAFÉ DA MANHA COM 5 VARIEDADES, ALMOÇO E JANTAR

TEREMOS AINDA:
CANTINA COM SALGADOS E REFRIGERANTES DA COCA-COLA
SORVETERIA (SORVETES) KAIO
CANTINA COM BISCOITOS E DOCES

UM DOS PRELETORES SERÁ O PR GILDEMAR, EX-BRUXO, VINDO DA BAHIA...

CULTOS SERAO SEMPRE À NOITE E DURANTE O DIA TEREMOS OFICINAS DE ADORAÇÃO E LAZER...

VOCE NÃO PODE DEIXAR DE PARTICIPAR .


Missionário João Bosco e Missionária Elizabeth.
Tel: 32.32761721-88145066-84619519-88326260

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Faça sua Renovação 2011

Já estamos renovando as credencias para o ano de 2011

23 de Abril de 2011


1º Convenção deste Conselho de Pastores, onde serão colocados assuntos que venham a fortificar a união PASTORAL E O CORPO DE Cristo.

Salão Nobre da Camara Municipal de Rio Claro-SP

Apoio da Prefeitura e Camara Municipal de RioClaro-SP

Pastora esposa do nosso Diretor da Baixada Santista em viagem missionaria

Pra Graziella, chega em Bangkok, e está seguindo para Camboja

Graça e Paz,


Após +/- 25 horas, 20 de voo (9 SP/Johannesburg + 11 Johannesburg /Bangkok) + 5 espera em Johannesburg, nossa pastora chega em Bangkok e está seguindo para Camboja add +/- 7 horas via terrestre,

Agradecemos pelas orações, pelo apoio e amor; todos vocês estão contribuindo para o crescimento do Evangelho do Reino, seguindo vosso chamado e participando do Ide "Mc 16:15".

Informamos que vocês poderão acompanhar as noticias da viagem missionaria ao Camboja, pelo diario de bordo http://www.coracaomissionariocamboja.blogspot.com/ ou pelo sites http://www.coracaomissionario.com/ e http://www.ctave.com.br/